quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tipos de fissuras?

As fissuras podem ser: unilaterais (atingem somente um lado do lábio) ou bilaterais (fendas dos dois lados do lábio), completas (quando atingem o lábio e o palato), ou incompletas (quando atingem somente uma dessas estruturas), além de atípicas assim variando desde formas mais leves, como cicatriz labial e o úvula bífida (quando a úvula aparece partida em duas), até formas mais graves, como as fissuras amplas de lábio e palato. As fissuras labiopalatais também podem se associar a outras más-formações sejam elas de face ou de outras regiões do corpo. As fissuras de palato deixam o canal oral em contato com o nasal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1bio_leporino#Tipos_de_fissuras

2 comentários:

  1. Várias são as classificações utilizadas para as fissuras labiopalatinas, porém poucas têm aplicação clínica.
    Classificação de Davis e Ritchie (1922), baseada na posição da fissura em relação ao processo alveolar. São três os grupos:
    • Grupo I - Fissura pré-alveolar, quando envolve somente o lábio. Pode ser unilateral, bilateral ou mediana.
    • Grupo II - Fissura pós-alveolar, comprometendo palato mole, palato mole mais palato duro ou fissura submucosa
    • Grupo III - Fissura alveolar, que pode ser unilateral, bilateral ou mediana.
    Classificação de Veau (1931). São quatro os tipos:
    • Tipo I - Fissuras de palato mole.
    • Tipo II - Fissuras de palato duro e palato mole até o limite no forame incisivo
    • Tipo III - Fissuras de palato duro e palato mole até o limite no forame incisivo na linha média, estendendo até ao alvéolo na posição do futuro dente incisivo lateral de um dos lados.
    • Tipo IV - Fissura bilateral completa. À semelhança do tipo III, envolvendo os dois lados e mantendo uma porção mediana pré-maxila, suspensa ao septo nasal.
    Kernahan e Stark (1958) e Harkins (1962) propuseram classificações que na sua modificação foram adotadas pela Associação Americana de Fissura Palatina. Spina (1979) conseguiu simplificá-las da seguinte maneira:
    • Grupo I: Fissuras pré-forame incisivo: Fissuras de lábio com ou sem envolvimento alveolar. Podendo ser bilateral ou unilateral, completa ou incompleta.
    • Grupo II: Fissuras transforame incisivo: são os de maior gravidade, atingindo lábio, arcada alveolar e todo palato. Podendo ser unilateral ou bilateral.
    • Grupo III: Fissuras pós forame incisivo: são fissuras palatinas, em geral medianas, que podem situar-se apenas na úvula, palato e envolver todo palato duro. Podendo ser completa o incompleta.
    • Grupo IV: Fissuras parciais raras.
    Fonte: http://www.odontosites.com.br/odonto/default2.asp?s=artigos2.asp&id=29&titulo=Fendas_Labio_Palatinas

    ResponderExcluir