quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como amamentar meu bebê?

Amamentação
  • Segurar o bebê em posição vertical, de modo que o nariz e a boca fiquem mais altos que o peito
  • Preencher a abertura do lábio leporino com o seio (pode-se usar a placa dentária especial - obturador - para cobrir a fenda palatal)
  • Estimular e ajudar a mãe, orientando-a que se faz necessário "fechar a fissura" para que o bebê possa mamar bem, e apoiando-a, pois as mamadas costumam ser longas
  • Alguns bebês necessitam ser alimentados por sonda orogástrica, copinho, mamadeira, colherzinha, o que o bebe adaptar melhor
Fonte: Wikipédia

Na verdade, isso vai depender muito da mãe. Ela precisa ter disposição e, se necessário, ajudar o bebê procurando a melhor posição e fazendo massagem na mama. Antes é preciso esclarecer que existem vários tipos de fissura. No caso das fissuras só de lábio, chamadas de pré-forame, a amamentação é tranqüila, só depende da disposição e dedicação da mãe. Mas, as fissuras de palato (pós-forame) ou de lábio e palato (transforame) dificultam bastante o aleitamento no peito, pois o bebê tem dificuldade de sugar o leite, pode sentir fadiga e, conseqüentemente, ingerir leite em quantidade insuficiente.
O que fazer nesse caso?
Isabel Lisboa - Nesses casos mais difíceis, a mãe é orientada a fazer a ordenha e dar o leite materno na mamadeira. Quando a criança tem fissura de palato ou de lábio e palato, a mãe consegue amamentar no máximo até a 3a semana de vida. É por isso que indicamos a ordenha, pois a nossa preocupação é que mamando mal o bebê terá pouco ganho de peso.
Há orientação sobre o bico da mamadeira?
Isabel Lisboa - O bico ortodôntico é o mais indicado, mas outros bicos também podem ser utilizados desde que a criança esteja adaptada, o importante é que o bico deve ter um orifício que libere o leite gotejado, na quantidade adequada. Quando necessário, a mãe deve aumentar delicadamente o tamanho do orifício.
O leite artificial é indicado para os bebês que não conseguem mamar no peito?
Isabel Lisboa - O leite indicado em primeiro lugar é sempre o materno. Por orientação do pediatra a mãe pode completar a amamentação com leite artificial, mas só se o pediatra recomendar.
Fonte: Site do centrinho/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário