quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é fenda Palatina?

A fenda palatina é uma anomalia genética, que ocorre durante a formação e desenvolvimento do feto, onde o paciente apresenta comuniçação buco – nasal, devido a perfuração no palato, onde é possível observar o septo nasal, bem como as conchas inferiores. Pode atingir palato duro e palato mole.
Fonte: Wikipédia

O palato (céu da boca) é formado por duas partes: uma parte dura em direção aos dentes superiores (de cima) e uma parte posterior mole (próxima à garganta). O palato duro é composto por osso e o palato mole é formado por músculos que se movimentam quando falamos e engolimos. Se você passar a ponta da língua (ou o dedo) em todo o céu da boca, poderá sentir a diferença entre o palato duro e o palato mole.
Vamos imaginar que a nossa boca (cavidade oral) e o nariz (cavidade nasal) fossem uma casa com 2 andares. O céu da boca separa o térreo (boca) do primeiro andar (nariz), portanto, serve de teto para a boca e de assoalho para o nariz. Dentro do pescoço e atrás do nariz e da boca fica a garganta (faringe). A parte de trás do céu da boca (palato mole) é como se fosse uma porta que abre e fecha.
Quando a porta está aberta (palato mole em repouso, durante respiração nasal) a parte de trás da boca se comunica com a parte de trás do nariz.
Quando a porta está fechada não há comunicação entre a boca e o nariz, pois com a porta fechada separamos o térreo do primeiro andar. Vejas as estruturas nos diagramas, onde a “PORTA” que separa o nariz da boca foi identificada pelo círculo verde.
Nos casos dos bebês que nasceram com fissura de palato, a casa (boca e nariz) está incompleta, ou melhor, tem uma abertura no céu da boca e no assoalho do nariz, ocorrendo uma comunicação indesejada entre a boca e o nariz. Fissura, portanto, significa abertura ou separação. Fonte: Manual Profis

2 comentários:

  1. Trata-se de uma abertura na região do lábio e/ou palato, ocasionada pelo não fechamento destas estruturas, que ocorre entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

    As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida até formas mais graves como as fissuras completas de lábio e palato. Por vezes, podem ocorrer fissuras atípicas que envolvem outras áreas além do lábio superior e palato, como a região oral, nasal, ocular e craniana. Fonte site do centrinho.

    Não entendi se é assim que podemos ajudar, coletendo informações. Se não for me avisa tá? Beijo

    ResponderExcluir